Como Melhorar o Condicionamento Físico? Dicas Que Vão Te Ajudar Muito

As últimas décadas foram marcadas por um aumento significativo na informação e correlação entre atividade física e promoção da saúde. Muitos estudos e vários estudos foram realizados para comprovar os benefícios de ter um bom condicionamento para a prevenção e até para o tratamento de doenças.

Ter uma boa condição física é manter seu corpo apto para tarefas específicas do motor . Deve ser capaz de permanecer equilibrado no desenvolvimento de todas as capacidades relacionadas ao estado físico que são flexibilidade, resistência e força cardiorrespiratória e muscular.

Desta forma, podemos confirmar que o condicionamento físico é o estado fisiológico do sedentarismo . E como o conceito de sedentarismo tem sido amplamente discutido nos últimos anos, é impossível não mencionar a importância de melhorar a aptidão física para uma melhor qualidade de vida.

Geralmente, eles estão cada vez mais preocupados com o exercício e escapam dessa estatística negativa de sedentarismo, do Brasil e do mundo. Depois de tantos estudos mostrando os danos por manter uma vida sedentária e os muitos benefícios de ter uma vida fisicamente ativa é hora de deixar a preguiça de lado e tentar melhorar a aptidão física com algumas dicas, Deixe-nos saber – ou para aqueles que já sabem, vamos lembrar – os benefícios de ser bom

Benefícios da aptidão física

Geralmente, todos nós sabemos que é importante ter bom condicionamento físico, ter uma vida ativa. Sabemos também que esta prática é boa para o nosso metal e saúde física. Mas sabemos os verdadeiros benefícios disso?

1 – Mantendo o peso ideal

As atividades de condicionamento físico promovem uma aceleração do metabolismo e intensificam o consumo de energia – com tudo isso, também usam calorias e ajudam na perda e controle do peso corporal. Nas pequenas atitudes da vida cotidiana, podemos ter uma vida mais ativa, como optar por subir e descer as escadas, em vez de sempre usar o elevador e fazer trilhas, em vez de sempre pegar o carro.

2- Dormir Melhor [19659011] Estudos recentes mostram a importância de uma boa noite de sono para manter uma vida mental e física qualificada. E a qualidade do sono das pessoas que se preocupam com a manutenção de uma boa condição física acaba sendo melhor do que as pessoas sedentárias.

Mas é importante conhecer os momentos certos para realizar atividades físicas para que o efeito não seja o inverso.

Evite realizar exercícios perto da hora de dormir. Os melhores horários são de manhã, à tarde ou pelo menos 3 horas antes de dormir.

3- Prevenção e tratamento de doenças

Estima-se que aprox. 75% das ocorrências da doença, como Diabetes, pressão alta cardíaca e doença coronariana, altos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL) e baixos níveis de colesterol bom (HDL) estão associados a maus hábitos alimentares e inatividade física. E estas são causas importantes de mortalidade de adultos e idosos.

Ao manter bons níveis físicos, nosso corpo funciona positivamente reduzindo a incidência de doenças crônicas, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim.

Desenvolvimentos no desenvolvimento de Indivíduos sedentários de indivíduos ativos demonstraram tais benefícios na prevenção e tratamento de doenças, mesmo com referência a benefícios para doenças como câncer e depressão.

[depressão] e tristeza são exemplos de fatores psicológicos que podem ser reduzidos com o ganho de condicionamento físico. Isso porque o exercício aumenta o nível de neurotransmissores que são noradrenalina e serotonina – auxiliares de melhora do humor – bem como a liberação da famosa endorfina, um neurotransmissor que, quando ativado, dá a sensação de alegria e bem-estar. , reduz a voltagem e estrese .

Com isso, a atividade física e boa aptidão física estão diretamente relacionadas a um bem-estar psicológico que serve como tratamento preventivo e igualitário para os problemas psicológicos que afetam cada vez mais pessoas no mundo.

Estes são apenas alguns exemplos de muitos dos benefícios que podemos receber com melhor condicionamento físico.

Dicas para melhorar a forma física

– Escolha uma atividade física que você goste de praticar e exercite-a regularmente pelo menos duas vezes por semana.

– Escolha atividades intensivas se o seu problema estiver faltando. Atividades físicas de alta intensidade têm duração mais curta, são programas de treinamento rápido, mas ainda são muito eficazes, queimam calorias e melhoram a aptidão física [Já falamos, aqui no Quero Viver Bem, sobre os exercícios de alta intensidade]

– Ter uma rotina mais ativa. Escolha subir e descer as escadas (em vez de usar sempre o elevador); Vá para a padaria, mercado e outros destinos perto de sua casa a pé (evite deixar o carro para viagens curtas). Essas pequenas atividades ajudam você a melhorar seu nível de condicionamento físico.

– Planeje uma lista completa de exercícios. Opte por exercícios aeróbicos (como corrida, caminhada e ciclismo), mas também lembre-se de exercícios de força, exercícios de flexibilidade e alongamentos. Uma rotina completa, apesar de mudar de dia ou semana, aumentará seus ganhos de condicionamento físico.

– Coma bem. Não esqueça que a nutrição é a chave para o sucesso na atividade física e no aumento da aptidão física. É importante estar bem alimentado para programas de exercícios eficazes. E mais importante, saber comer e comer, por isso a nutrição ajuda você, e não o contrário. Fibras, proteínas e carboidratos são muito importantes em uma dieta balanceada.

[LEIA, TAMBÉM, O CONTEÚDO SOBRE ALIMENTAÇÃO E TREINO]

– Água Potável. Benefícios da água potável "width =" 600 "height =" 400 "/>

– Dormir bem. A hidratação é essencial para o corpo funcionar adequadamente, especialmente para aqueles que se exercitam fisicamente. Repouso e sono são muito importantes.Dormir bem e descansar o corpo é a chave para aumentar a aptidão física.O descanso é tão importante quanto o exercício físico.

– Procure ajuda de profissionais de saúde. Eu sempre digo isso aqui, mas nunca é demais. É de extrema importância supervisionar os profissionais de saúde para ajudá-lo neste processo de mudança de hábitos. Com um exame médico antes de iniciar os exercícios, consultar um especialista em nutrição, dando-lhe dicas de alimentação e um professor de ensino ajudando com a rotina de treinamento é fundamental.


Referências 19659003] Atividade física para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e incapacidade. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000600015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Aspectos fisiológicos e metodológicos da aptidão física na promoção da saúde. Disponível em: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/503/506

Treinamento físico e sua relação com a saúde, prevenção e tratamento de doenças crônicas não infecciosas. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd173/exercise-physics-and-she-relief-with-health.htm

Eficiência de um programa de treinamento em condicionamento físico, metabolismo e pressão arterial de pacientes hipertensos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n2/08.pdf

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